quarta-feira, 30 de março de 2016

Como se planejar para aproveitar o melhor de cada etapa da vida?

Quanto antes começarmos a planejar nossa vida financeira melhor, concorda?

Parece obvio, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas não age de forma concreta com relação às finanças pessoais. Vamos nos enrolando, agindo sem planejamento, comprando por impulso, gastando mais do que ganhamos, e entramos num círculo vicioso e desastroso financeiramente.

Já pensou em separar um pouquinho de dinheiro todo mês para atingir os seus objetivos?
Primeiro você precisa definir esses objetivos, guardar por guardar não faz sentido. Você não terá disciplina para fazer o sacrifício de não consumir “hoje” para poupar.

Objetivos de curto prazo: 1 ou 2 anos
Exemplos:  uma viajem, uma pequena reforma na casa, trocar o computador
Para seus objetivos de curto prazo priorize aplicações de menor risco (mais conservadoras) e de maior liquidez. Tesouro Direto e CDB por boas opções e você pode investir pequenas quantias, a partir de R$ 30,00. O importante é ter persistência e foco.

Objetivos de médio prazo: em torno de 5 anos
Exemplos:  viajem ao exterior, pós-graduação, casamento
Com a alta dos juros e o momento crítico que estamos passando é muito importante proteger os seus recursos da inflação. Se tiver recursos investidos na poupança avalie um investimento mais rentável, ou você pode perder para a inflação.. Tesouro Direto e CDB também são boas opções para o médio prazo.

Objetivos de longo prazo: acima de 5 anos
Exemplos:  compra de imóvel, aposentadoria
Quanto mais tempo você dispõe maiores riscos você pode assumir, porque se houver algum contratempo, terá como recuperar-se. Em finanças a máxima quanto maior a rentabilidade maior o risco é verdadeira.
Quanto antes você começar a se planejar para a aposentadoria melhor. Sem exagero, a acumulação deveria começar por volta dos 25 anos de idade. Mas que jovem com essa idade pensa em se aposentar não é mesmo?
Mas como construir um patrimônio para a aposentadoria? Você pode adquirir um plano de previdência aberta (PGBL ou VGBL) ou  pode aplicar num fundo de ações. Se a empresa em que trabalha oferece um plano de previdência como benefício faça sua adesão o quanto antes.


Estabeleça os seus objetivos e parta para a ação, ou seja, para a acumulação. Não espere sobrar dinheiro para guardar dinheiro...pense nisto!!

Adriana Barbosa Sousa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário